Novo plano de atentado contra Lula e Moraes é investigado pela polícia

  • 10/01/2025
  • 0 Comentário(s)

Novo plano de atentado contra Lula e Moraes é investigado pela polícia

Em novembro, a Polícia Federal revelou um plano de golpe que pretendia matar o presidente Lula

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


Por Jaqueline Fonseca e Pablo Giovanni, do Correio Braziliense

A Polícia Federal e a Polícia Civil e através da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV) estão investigando uma nova ameaça de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Conforme apurado pelo Correio Braziliense, as forças de segurança receberam uma denúncia anônima de que um atentado seria realizado em janeiro. No ato seriam utilizadas granadas, explosivos e um fuzil. Agora, a polícia tenta identificar quem está por trás do planejamento e como ele seria realizado.

Em novembro, a Polícia Federal revelou um plano de golpe que pretendia matar o presidente Lula. O grupo criminoso que arquitetou o plano era composto por militares e um policial. O plano recebeu o nome de Punhal Verde Amarelo e o objetivo era assassinar Lula envenenado. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes também eram alvo dos criminosos.

Em fevereiro do passado, a Polícia Federal realizou operação contra um jovem, identificado como André Luiz, acusado de ameaçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Meta

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou fez fará uma reunião ontem para discutir a decisão da Meta - dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp - de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos. De acordo com ele, o governo defende que cada país tenha sua soberania.

"Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita", afirmou Lula a jornalistas no período da manhã. "É como se um cidadão pudesse ser punido porque faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque faz a mesma coisa na digital."

Lula disse que o que quer, "na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada". "Não pode um cidadão, dois cidadãos, três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação".A Meta anunciou na terça-feira, 7, mudanças profundas em suas práticas de moderação de conteúdo. Na prática, elas acabam com o programa de checagem de fatos da gigante, uma política instituída para reduzir a disseminação de desinformação na rede social.

Agora, em vez de contar com organizações independentes de checagem de informações, a Meta, que é proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, dependerá dos próprios usuários para acrescentar correções às publicações que possam conter informações falsas ou enganosas.

Tribuna da Bahia


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Obrigado pela sua participação. Logo, logo você será atendido.

Top 5

top1
1. Paga De Solteiro Feliz

Simone e Simaria

top2
2. Sonhei que estava me Casando

Wesley Safadão

top3
3. Dona Maria

Thiago Brava

top4
4. Vai Malandra

Anitta

top5
5. Corpo Sensual

Pabllo Vittar

Anunciantes