Caiado lançará pré-candidatura à presidência em Salvador
- 24/01/2025
- 0 Comentário(s)

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), comentou os preparativos para o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República em Salvador. Ele ressaltou sua conexão com o estado da Bahia e indicou que o evento deve ocorrer no mesmo dia em que será homenageado com o título de cidadão baiano, previsto para 28 de março.
“Isso faz parte de todo um histórico, afinal de contas tive a minha ficha de filiação ao PFL pelo ex-senador ACM, quando fui eleito em 1990. E a partir das minhas ligações com Luís Eduardo Magalhães, e hoje com ACM Neto, convivi muito tempo na Câmara. Esse jovem que é uma das maiores referências e com isso a minha amizade com Bruno Reis. Bruno, como deputado estadual, me disse que o único título de cidadão baiano proposto por ele foi a mim”, disse, em entrevista à rádio Antena 1 Salvador.
“Ele, hoje, na sua reeleição em Salvador, eu irei receber esse título de cidadão, no dia 28 de março em Salvador e sem dúvida vai ser um orgulho grande. Esses preparativos serão feitos dentro de uma organização que terá ACM Neto, Bruno Reis e outros amigos que estarão ajudando na formatação do evento, e estarei convidando membros do partido e lideranças para o dia 28 de março”, acrescentou Caiado.
Conexões
Casado com uma baiana de Feira de Santana, o governador também compartilhou sua conexão pessoal com a Bahia. “Começou no movimento ruralista, em 1986, e nós debatíamos sobre o direito de propriedade do produtor rural, naquela época a Constituinte queria que o governo federal fosse proprietário de todos os imóveis e nenhum cidadão teria a escritura da propriedade. Seria o governo a distribuir as terras. E uma das cidades que visitei foi Feira de Santana e conheci a Gracinha, já são 35 anos e duas filhas metade baianas. E a minha ligação com a Bahia sempre existiu desde a origem de Antônio Carlos Magalhães”, lembrou.
No início deste mês, foi divulgada a intenção do governador de lançar sua candidatura na capital baiana. A movimentação tem o potencial de acirrar ainda mais as divisões internas no União Brasil, partido que vive disputas entre alas pró e contra o governo Lula. É esperado que o evento reúna deputados, senadores e prefeitos.
Vale lembrar que a escolha de Salvador como local do evento não foi por acaso. A cidade foi a que registrou a maior votação para Lula (PT) no segundo turno das eleições de 2022, contra Jair Bolsonaro (PL). Embora a Bahia seja conhecida como um “reduto petista”, ela também tem um papel significativo para o União Brasil.
Tribuna da Bahia